domingo, 28 de agosto de 2005

Procura Colateral de 21 Gramas na Terra do Nunca

Ok o titulo é estranho mas foi o que eu me lembrei para relacionar 3 filmes que vi nos ultimos tempos, todos eles de certa forma diferentes, mas tambem de certa forma equivalentes, com várias mensagens que se podem relacionar e transformar, talvez, num so motivo...
"Finding Neverland" (À Procura da Terra do Nunca), "Collateral" (Colateral) e "21 Grams" (21 Gramas), desde a simples e fertil imaginação de uma criança, juntando a frieza e distância duma cidade, ao modo como a vida e a morte se relacionam e como podem influenciar o nosso destino existe muito por escolher, mas são todos aspectos que se interligam.
Vivemos numa sociedade cada vez mais "distante", mais impessoal, mais egoísta e cinica, sempre em constante competição, onde os meios justificam os fins e claro quem não entra nesta corrida desenfreada, ou que acaba por ficar pelo caminho, é posto aparte desta dita sociedade...
Talvez se as pessoas, por um unico momento, olhassem para si mesmas, recuassem anos e anos atras no tempo e se lembrassem de como eram em crianças, todo este mundo fosse diferente... para uma criança não existe ganância, aquilo que pensam dizem, são sinceras, mas não é só isto, uma criança tem uma imaginação extremamente fertil e cheia de sonhos, sonhos esses que se perdem á medida que o "mundo dos adultos" se começa a impor e quando são "verdadeiros adultos", os sonhos de criança apenas tornam-se em pensamentos vagos, comparados com a dureza da realidade.
Eu não digo que as pessoas se devem abstrair da dita realidade e enveredar por uma "vida alternativa" onde tudo é perfeito, tomando até comportamentos infantis,não!!!! Todos crescemos é certo e á medida que crescemos aumentam as responsabilidades e ninguem pode fugir disso, mas o modo como nos envolvemos nesta sociedade, embora adultos porque não evoluir a nossa mentalidade, e como acarretamos as nossas responsabilidades isso é que nos marca, sonhar com algo, lutar por isso e arriscar é uma opçao, em vez da confortavel estabilidade da rotina!
Porque todos tivemos o mesmo inicio e teremos o mesmo fim,
mas tudo o que está nesse intervalo de tempo por muito indefinido que seja, em que as hipoteses de acontecimentos são infinitas, em que as pequenas casualidades podem ter grandes consequencias e que o modo como cada momento é recordado so depende de cada pessoa, só nos resta viver... fantastica conclusao, nao!!!
Sendo "viver" igual às nossas opçoes, à nossa maneira de ser, de nos relacionarmos, etecetra... e já falei demais....