segunda-feira, 22 de agosto de 2005

Um espectáculo no minino aterrador

Ora bem pra não me perder nas ideias cá vai... a área de superficie terrestre correspondente ao local mais ocidental da europa, aka Portugal, enfrenta mais uma crise de fogos florestais!!!
Ano após ano ouve-se falar das medidas que supostamente são tomadas, que iriam prevenir e evitar todo este transtorno que toma forma no verão. Mas como sempre apenas se fala, porque na realidade e infelizmente como todos podemos comprovar, ou não funcionam, ou se calhar não foram postas em prática... mas isso já é uma questão que me ultrapassa como um simples e vulgar ser humano.
E depois temos aqueles pequenos e insignificantes pormenores do género: "Como é que isto começa arder dum momento pro outro?? e vejam dois incêndios ao mesmo tempo!! que coincidência"... mas é tudo o mais natural possivel: "pah será que isto chega?? é que agora com o preço da gasolina e o dinheiro já é pouco não dá pra muito!!".
Espero que todos esses incendiários, pirómanos e afins deste nosso Portugal estejam orgulhosos do seu "trabalho", e a meu ver deviam-se reunir e criar um sindicato proprio de maneira a lutarem pelos seus direitos,
fazendo uma grande manifestação... é triste so terem emprego de verão, de inverno o frio não deixa acender direito uma fogueira, impedindo a boa execução do seu trabalho!!! Imagino as filas para o psicologo....

Após um paragrafo algo demente, se não for o resto tambem, à que voltar à realidade... o inverno não foi muito chuvoso, grande parte do país está em seca, os planos de combate aos incêndios
prontos e tal, e por consequência e com uma "ajudinha" os incêndios acontecem.
Mas o pior mesmo é ver um incêndio mesmo perto de nós, logo ali no topo de um monte, do outro lado da estrada, quase a circundar toda uma área... aquela estrada que á 15 minutos era transitavel e nada parecia fazer crer que pudesse fechar, fecha... á nossa volta apenas existe uma enorme cortina de fumo, o sol lá em cima aparece no meio do fumo, vermelho e ameaçador... e no meio de tudo isto e é isso que mais me revolta, pessoas com a maior naturalidade do mundo, param por todo o lado para "apreciar" todo este "espetaculo", algumas até se veem de camara de video ou fotográfica na mão a registar o momento!!!
Eu admito que de certa forma até é um "espectaculo", mas aterrador e triste... porque não vejo qual o interesse de fotografar/filmar tudo isto se não for profissional.
Mas pronto vá-se lá saber porque mas qualquer que seja a desgraça é motivo de parar e ir fazer a função do habitual "mirone", e claro á sempre que ter provas que esteve lá. Tipo aquelas t-shirts do Rock In Rio "Eu Vou", "Eu Fui", pequenos pormenores pois claro.
E não esquecer que nada melhor que uma desgraça natural ou cataclismo para abrir um telejornal e depois em horário nobre fazer enumeros especiais, as audiências agradecem... mesmo que só se veja uma imagem totalmente desfocada, que é comentada vezes sem conta, por vários individuos que nunca ouvimos falar...
Nada mais normal nesta nossa sociedade...